2005/11/07

Mais um dia em Takaoka...

Fui hoje para uma escola primária onde cada aula tem 2 ou 3 brasileiros. Alguns deles nem falam muito de japonês, coisa que me surpreendeu porque tem uma escola brasileira lá no mesmo bairro. A professora que me deu carona ajuda eles mas pelo que ouvi, ela não fala tanto de português. A escola tem até placas em português em frente de cada sala... Além disso, das tres aulas que eu dei lá hoje, teve duas criancas que já falam inglês quase nativamente, melhor que qualquer professor japonês que conheci aqui. Uma delas passou 6 dos seus 11 anos morando no estado americano de Ohio. Na hora do almoço, fui sentado entre ela e um menino brasileiro, ele me perguntando coisas em português e traduzindo em japonês pro amigo dele, ela me perguntando em inglês e traduzindo em japonês pras amigas dela. Acho que eles nem perceberam que eu também entendia a maioría do que falavam em japonês, mas tudo bem. Foi interesante. Porque será então que os alunos brasileiros na escola segundária mal me dão um oi?

0 件のコメント: